domingo, 20 de setembro de 2009

Relato da Professora de Lingua Portuguesa: Mércia

Trabalhar os gêneros classificados foi gratificante,os alunos ficaram empolgados e produziram uma variedade de anúncios, construíram um painel intitulado "Classificados da escola".
Nesta atividade exercitaram a escrita correta das palavras e ampliaram a capacidade oral e escrita.

sábado, 19 de setembro de 2009

Depoimentos dos professores








Professora Mércia (lingua portuguesa)
A experiência em sala de aula ensina que a atividade do professor deve ir além do simples uso do livro didático.
É necessário que ele lance mão de outros instrumentos,desde os mais simples: a lousa,o giz,os jornais,as revistas,a enciclopédia até a biblioteca etc.O programa GESTAR II apresenta conteúdos maravilhosos, instigantes ao aluno,porém falho na distribuição do material. Como mediadora dos conteúdos apresento-lhes,tão somente,material xerocado muito limitado por vários motivos:
A nossa escola não fornece cópias suficientes por questões econômicas;
Torna-nos insuficiente recorremos as pesquisas pelo fato de não possuirmos biblioteca na escola, visto que a escola começou a funcionar este ano.
O resultado desse programa seria mais satisfatório se cada aluno tivesse acesso a um livro para acompanhar a aprendizagem.



Professora Andréa:( lingua portuguesa)
O curso GESTAR II esta dando uma oportunidade valiosa para os professores de lingua portuguesa,pois oferece material de qualidade,métodos eficientes e conhecimentos essenciais para professores e alunos.
O GESTAR II tem uma visão moderna e prática da necessidade gritante em formar bons leitores e melhores escritores da nossa lingua portuguesa,e o melhor, tudo isso contextualizado da enormidade de gêneros textuais que circulam no nosso meio social. Infelizmente ainda nos deparamos com algumas falhasno nosso sistema de ensino,porém o que nos enche de esperança é que os projetos já chegam até nós.
Como professora de lingua portuguesa,fico feliz e satisfeita em participar de um curso tão rico em informações dentro da minha área de estudo.


Professor José Cordeiro (matemática)
Os conteúdos estudados que tem objetivo de ajudar o professor a trabalhar com sua clientela de maneira objetiva e prática é interessante para o professor,pois nos proporciona desenvolver habilidades de oferecer ao educando tarefas partindo de situações reais do cotidiano os quais envolve os alunos,suas vivências e experiências de modo mais interessante e participativo,oferecendo a construir seus próprios conceitos,melhorando e ampliando assim a aquisição de seus conhecimentos,na aprendizagem matemática.


Professor Josélio Nicácio ( matematica)
A atividade realizada em algumas salas,foi de muita importância para os alunos que realizaram a mesma pois os alunos demonstraram bastante interessados,bem como curiosos em saber o tema em discussão(Índice de massa corpórea - IMC),principalmente,pela idéia de manusear instrumentos como fita métrica,balança e uso de calculadora para facilitar e agilizar na realização da tarefa.
Diante da consciência,que com esta atividade os componentes de cada grupo estavam compararando-os com os do grupo e que, para saber se realmente eles estavamcom o IMC ideal (20 a 25),esses precisariam efetuar outros cálculos,mesmo assim, viu-se o interesse em cada um para saber como estava fisicamente.
Conclusão:Acredito que,com outras atividades desse tipo,deixaremos nossos alunos com uma capacidade maior para que , através das instruções,estes possam efetuar ativiades sem a obrigatoriedade do professor em sala de aula.com isso,deixando nosso alunado sentir o quanto é prazeiroso estudar e aprender com seus próprios esforços.

domingo, 6 de setembro de 2009

Relatório de Português

Diante do objetivo do programa GestarII de proporcionar espaços para o aperfeiçoamento do nosso desempenho pessoal e acadêmico e consequentemente promover condições para que os alunos se desenvolvam de forma harmoniosa,tornando-se autônomos e cooperativos,críticos e criativos.O nosso estudo e prática em sala de aula tem orientado para a criação de uma nova escola,que contemple a complexidade do mundo contemporaneo,articulando-o com a educação de nossos alunos.Porem o desafio é grande,pois segundo os cursistas a falta de tempo para a leitura e reflexão dificulta bastante,além disso nossa própria formação enraízada emum sistema fechado para mudanças só auxilia a manter o atual sistema de ensino.
Apesar das dificuldades estamos conseguindo realizar um trabalho satisfatório,lendo e debatendo as melhores melhores ativiades a serem aplicadas em sala de aula,considerando sempre os conhecimentos prévios e o nível dos nossos alunos,procuramos melhorar a qualidade de ensino.
O projeto de JORNAL ESCOLAR a ser produzido pelos alunos irá auxiliar nesse processo,pois visa contemplar a leitura e a escrita como mecanismo essencial para diagnosticar as deficiências e os avanços alcançados com desenvolvimento do programa.

Relatório de matemática

Relatório do formador Paulo Alberto
Total de cursista:03
Para melhor atender e facilitar a vida dos docentes,ficou decidido que os encontros seriam as quartas feiras pela manhã. O primeiro encontro ficou registrado o da abertura, nos encontros seguintes conforme o cronograma fizemos os seguintes registros:
Aplicação da dinâmica "cara metade" para uma apresentação mais aprofundada dos participantes um ao outro; entrega de material;detalhamento de como deveriam ser utilizado os livros;o que deveria ser apresentado para avaliação;as frequências e o projeto.
Foi realizada a seguinte atividade: Um barco parte todos os dias ao meio dia do Porto A em uma viagem que dura exatamente 7 dias.À mesma hora sai do Porte B,um barco para o Porto A que demora o mesmo tempo de viagem.Quantos barcos em sentido contrário vê o capitão do barco durante cada viagem? Neste caso,como sai um cada 24 horas,concluímos que são 15,contando com o da saída e da chegada.Conforme a pergunta é quantos barcos ela VÊ,por isso contamos com as pontas e não por quantos ultrapassa.
Esta atividade proporcionou a discussão sobre a importancia do enunciado.O entendimento só aconteceu quando o formador realizou a demonstração prática.
Foi discutido a importância da leitura para uma boa compreensão,neste momento os cursistas se mostraram receosos com a quantidade de leituras que deveriam fazer durante a formação e também em relação a elaboração do projeto.
Nos encontros posteriores,sempre seguindo o cronograma, sentiu-se uma melhoria quanto aos debates e discussões sendo discutidos temas como:
-Quantos casas decimais devem usar,quando devemos arrendondar para facilitar os cálculos,quando necessitamos de muita precisão nos resultados,ou seja,quando usamos as aproximações e arredondamentos etc.
-Quando trabalhamos com cálculos de IMC,surgiram debates de outras maneiras de trabalhar os dados,como formulação de gráficos e tabelas.Assim como modos "diferentes" de realizar certos cálculos,além das equações e regras de três.
-Foi levado um power point sobre o IMC e apresentado tabelas para crianças,apesar de alguns autores dizerem que não se calcula IMC em crianças.Debateram as diferenças entre tabelas, fatores que influenciam na alteração do IMC,como idade,sexo,tipo racial,massa muscular etc.
-Quando montaram o IMC do grupo,relembrou-se que como o cálculo é feito usando massa x altura x 2 ,não poderíamos somar os pesos x (a soma das alturas x2),pois o quadrado da soma é diferente que a soma dos quadrados.
-Foi discutido que ao se introduzir o assunto : alimentação e IMC,devemos ser sutis para não provocar constragimento ou abalar a auto estima dos alunos (muito magros ou gordinhos).
-Outro fato comentado foi que IMC não define saúde,isso vai muito além. Depende de uma alimentção balanceada e rica.
Posteriormente foi discutido no grupo a importância e ao mesmo tempo a dificuldade em se trabalhar de forma interdisciplinar devido a falta de momentos para elaboração conjunta com professores de outras áreas,fica dificil consiliar horarios.
Na resolução da atividade 8, houve esquecimento por parte dos cursistas de converter as unidades de medida o que foi aproveitado para comparar com alguns esquecimentos dos alunos, e que as vezes nós professores não entendemos.
Registramos a aplicação de atividades do TP1 pg 53 pelo prof. Josélio com os alunos da sétima serie.Trabalhou em grupo de 3 alunos,alguns fizeram esquemas gráficos(desenho)para conseguir visualizar a situação e resolver o problema,outros se perderam e não sabiam fazer.
Outro tema bem discutido foi "potência de 10", a apresentação através de slides facilitou a apresentação.Todos gostaram muito.