Relatório do formador Paulo Alberto
Total de cursista:03
Para melhor atender e facilitar a vida dos docentes,ficou decidido que os encontros seriam as quartas feiras pela manhã. O primeiro encontro ficou registrado o da abertura, nos encontros seguintes conforme o cronograma fizemos os seguintes registros:
Aplicação da dinâmica "cara metade" para uma apresentação mais aprofundada dos participantes um ao outro; entrega de material;detalhamento de como deveriam ser utilizado os livros;o que deveria ser apresentado para avaliação;as frequências e o projeto.
Foi realizada a seguinte atividade: Um barco parte todos os dias ao meio dia do Porto A em uma viagem que dura exatamente 7 dias.À mesma hora sai do Porte B,um barco para o Porto A que demora o mesmo tempo de viagem.Quantos barcos em sentido contrário vê o capitão do barco durante cada viagem? Neste caso,como sai um cada 24 horas,concluímos que são 15,contando com o da saída e da chegada.Conforme a pergunta é quantos barcos ela VÊ,por isso contamos com as pontas e não por quantos ultrapassa.
Esta atividade proporcionou a discussão sobre a importancia do enunciado.O entendimento só aconteceu quando o formador realizou a demonstração prática.
Foi discutido a importância da leitura para uma boa compreensão,neste momento os cursistas se mostraram receosos com a quantidade de leituras que deveriam fazer durante a formação e também em relação a elaboração do projeto.
Nos encontros posteriores,sempre seguindo o cronograma, sentiu-se uma melhoria quanto aos debates e discussões sendo discutidos temas como:
-Quantos casas decimais devem usar,quando devemos arrendondar para facilitar os cálculos,quando necessitamos de muita precisão nos resultados,ou seja,quando usamos as aproximações e arredondamentos etc.
-Quando trabalhamos com cálculos de IMC,surgiram debates de outras maneiras de trabalhar os dados,como formulação de gráficos e tabelas.Assim como modos "diferentes" de realizar certos cálculos,além das equações e regras de três.
-Foi levado um power point sobre o IMC e apresentado tabelas para crianças,apesar de alguns autores dizerem que não se calcula IMC em crianças.Debateram as diferenças entre tabelas, fatores que influenciam na alteração do IMC,como idade,sexo,tipo racial,massa muscular etc.
-Quando montaram o IMC do grupo,relembrou-se que como o cálculo é feito usando massa x altura x 2 ,não poderíamos somar os pesos x (a soma das alturas x2),pois o quadrado da soma é diferente que a soma dos quadrados.-Foi discutido que ao se introduzir o assunto : alimentação e IMC,devemos ser sutis para não provocar constragimento ou abalar a auto estima dos alunos (muito magros ou gordinhos).
-Outro fato comentado foi que IMC não define saúde,isso vai muito além. Depende de uma alimentção balanceada e rica.
Posteriormente foi discutido no grupo a importância e ao mesmo tempo a dificuldade em se trabalhar de forma interdisciplinar devido a falta de momentos para elaboração conjunta com professores de outras áreas,fica dificil consiliar horarios.
Na resolução da atividade 8, houve esquecimento por parte dos cursistas de converter as unidades de medida o que foi aproveitado para comparar com alguns esquecimentos dos alunos, e que as vezes nós professores não entendemos.
Registramos a aplicação de atividades do TP1 pg 53 pelo prof. Josélio com os alunos da sétima serie.Trabalhou em grupo de 3 alunos,alguns fizeram esquemas gráficos(desenho)para conseguir visualizar a situação e resolver o problema,outros se perderam e não sabiam fazer.
Outro tema bem discutido foi "potência de 10", a apresentação através de slides facilitou a apresentação.Todos gostaram muito.
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