segunda-feira, 20 de junho de 2011

Avancos no Ideb depende do trabalho coletivo

O crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está relacionado à mobilização de todos os envolvidos na vida escolar, dos dirigentes municipais aos pais. Essa é a conclusão do estudo Caminhos do Direito de Aprender, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A pesquisa analisou os caminhos percorridos por 26 municípios, um de cada Estado, que registraram grandes avanços nos resultados do Ideb. Em todos eles, o problema do desconhecimento sobre a natureza e a função do Ideb e da Prova Brasil foi atacado com medidas simples, como reuniões e campanhas de informação para os profissionais da rede.

"O Ideb funciona como um termômetro: deu 38ºC, você sabe que está com febre, mas não sabe que doença é. Quando todos conversam juntos na escola, descobre-se a doença e começa o tratamento", diz Maria de Salete Silva, coordenadora do Programa de Educação da Unicef.

Melhora reflete motivacao docente,participacao da familia e construcao de novas praticas.


Reportagem de Ocimara Balmat, do Estadao SP

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