segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

APRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO EM FOTOS
















RELATÓRIO FINAL

QUEM SOMOS:
O município de Santo Antonio(RN) foi criado pela Lei 32 DE 05 DE JULHO DE 1890. Está situado na mesorregião do agreste potiguar do RN,com uma área de 295 kilometros quadrados e 21.274 habitantes. Apresenta um índice de analfabetismo de pessoas com mais de 15 anos de 40,4%.
Em 2009 foram matriculados 3.363 alunos na rede municipal,distribuídos em 16 escolas: 13 rurais e 03 urbanas.
A Escola Municipal Dr.Hélio Barbosa é a única da rede a oferecer o ensino do 6º ao 9º ano. Tem uma matrícula de 808 alunos,distribuídos em 22 turmas com 24 professores.
A ESCOLA:
Criada pelo Decreto Municipal de nº 07/2009 - GP, de 15 de junho de 2009,desmembrada da E.M.Maria Umbelino de Melo que atendia do 1º ao 9º ano, ficando esta com os alunos do 1º ao 5º ano. É na E.M.Dr. Hélio Barbosa que acontece o GESTAR II . Participam 02 professores de lingua portuguesa e 02 de matemática.A formadora de lingua portuguesa ficou exclusivamente com o programa. Foram realizados 19 encontros conforme o planejamento e cronograma sugerido na formação.
A EXECUÇÃO DO PROGRAMA GESTAR II
Iniciado em 27 de maio de 2009 com a participação de 02 professores de português e 02 de matemática.Para facilitar a execução o horário dos encontros era das 17h as 21h,com encontros quinzenais e semanais na 2ª etapa,conforme cronograma. Os encontros foram realizados na E. M. Maria Umbelino por ser de fácil acesso e ter equipamentos que facilitariam o trabalho ( data show).
Os depoimentos dos professores retratam as necessidades dos nossos alunos:
"Precisamos de um ensino que contemple a complexidade do mundo contemporâneo de forma articulada com o interesse dos alunos".
"As atividades deverão contemplar leitura e escrita como mecanismo essencial para diagnosticar as deficiências e avanços".
"Usar outros instrumentos como jornais e revistas para incentivar a leitura e ampliar os conhecimentos na escrita".
"Desenvolver o ensino da lingua portuguesa através das diferentes formas que o ensino abrange ou seja : leitura,literatura e produção de texto, com vistas a melhorar a capacidade intelectual dos alunos".
Objetivando dinamizar o conhecimento a respeito dos gêneros textuais,especificamente nas produções de textos,surgiu o Projeto "JORNAL ESCOLAR", oferecendo a possibilidade em trabalhar vários gêneros textuais. Para proporcionar um contato mais direto com o gênero textual"jornal",foi feita uma visita a uma Emissora de comunicação: TV Cabugi, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o jornal falado. A utilização de jornais escritos para leitura em sala de aula, também proporcionou a descoberta dos seus componentes e estrutura.
Na execução do projeto,aplicado em etapas,os alunos foram agrupados de forma que tivessem a oportunidade de trabalhar coletivamente, conhecendo cada etapa dos jornais escrito e falado. As duas professoras mediaram cada um dos tipos e a culminância foi a edição de um jornal produzido pelos alunos e divulgado na comunidade escolar.
Tivemos DIFICULDADES por falta de biblioteca e sala de vídeo na escola, que estava em fase de implantação o que foi resolvido posteriormente,outra coisa foi a disponibilidade da TV Cabugi em receber um grupo de alunos, e acertar dia e horário da visita,mas chegamos a uma data que deu cert para todos. Quanto a visita ao jornal escrito, apesar de todos os esforços não aconteceu. Outra dificuldade foi quanto a escrita correta dos textos jornalísticos, mas observou-se que houve uma melhoria no decorrer das atividades.
As atividades sugeridas nos TPs,conforme algumas anexadas, mostram as dificuldades de leitura e escrita detectadas no inicio do programa,com o planejamento da produção escrita, se aprofundando mais na revisão e edição, houve uma melhoria significativa nas produções textuais.
Os depoimentos dos alunos mostram como eles evoluiram com os conhecimentos que foram adquiridos com a aplicação do projeto.
CONCLUSÃO
Concluímos que o Gestar II deu suporte para leitura e produção de textos verbais e não verbais ,produções de textos de diferentes gêneros como o narrativo,o poético,o publicitario, o jornalístico e o argumentativo. Além disso, nos auxiliou a resgatar a cultura em lingua portuguesa, nos aspectos artísticos, históricos e sociais, e, ao mesmo tempo, cruzando com o mundo contemporâneo e buscando relações e contrastes com as diferentes linguagens em circulação como o cinema, a música, o teatro,a pintura e a televisão. Foi privilegiado também o trabalho com a linguagem oral pela dificuldade dos alunos em se expressarem oralmente, utilizando para isso também atividades como perguntas que proporcionasse auto-avaliação e também o resgate da fala dos mais velhos da familia ou da comunidade e assim desenvolvíamos também o saber ouvir.
Portanto,a execução do projeto "O JORNAL", em todos os seus aspectos, oportunizou o desenvolvimento e a aplicação dos diversos gêneros textuais do jornal escrito como também, o desenvolvimento da oralidade no jornal falado.
Espera-se em 2010 aplicar avaliação inicial no começo do ano letivo, ja que não foi aplicada em 2009, pra poder avaliar com mais precisão o desempenho dos alunos visto que é um instrumento de maior capaciade de mensuração.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Reescrita de texto.




Projeto e fotos de atividades realizadas.











Fotos de Atividades realizadas

- Linguagem verbal e não verbal







- Construindo hipóteses sobre o texto (anúncios)



Criando selo de qualidade





segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Relatório da Formadora Neiry - II etapa

O programa Gestar II busca a melhoria do ensino através do aperfeiçoamento da prática escolar, qualificando os professores e buscando soluções para as dificuldades encontradas. Para alcançar tal objetivo trabalha a partir de projetos, em que detectamos o problema e buscaremos através de estudos e referências as possíveis soluções. O GestarII trás uma visão nova, contemporanea do ensino,porém necessária para as mudanças que estão ocorrendo com a metodologia de ensino, não é possível trabalhar mais de forma automática, em que nós (professores) somos os emissores e os alunos os receptores, é preciso haver interação entre ambos, como também interação entre a realidade dos alunos e os assuntos estudados, e o programa possibilita tais mudanças,pois trabalha essencialmente a manifestação da linguagem por meio de gêneros textuais . Os gêneros são produtos da cultura de determinada sociedade. Constituídos por certos conteúdos, além de estilo e forma próprios, apresentam funções sociais específicas. Tornam-se desse modo, modelos comunicativos que permitem a interação social. Portanto trabalhar com gêneros textuais na escola pressupõe um modo próprio de se relacionar com a linguagem e com o currículo da lingua portuguesa. Significa cultivar uma atitude educacional alicerçada por sólido conhecimento da linguagem,vista como prática cotidiana, e muita vontade de fazer diferença,em que o ensino seja visto pelos alunos como algo significativo e prazeroso em suas vidas, que possa acrescentar crescimento pessoal e profissional.

domingo, 11 de outubro de 2009

Registros da primeira etapa

Após a abertura do GestarII em Santo Antonio RN, o programa transcorreu de acordo com o cronograma planejado. A escola onde funciona o programa, E.M.Dr. Hélio Barbosa de Oliveira,foi desmembrada de outra escola municipal que estava super lotada, com a criação desta,passou a ocupar um predio devolvido pela rede estadual.Foram construidas mais três salas de aula para ter um espaço que atendesse bem ao público alvo. A escola ainda em fase de implantação da biblioteca, mas os alunos utilizam a biblioteca pública do município. O laboratorio de informatica ja está funcionando como tambem a sala de vídeo.O Data Show utilizado nos encontros serve para as duas escolas obedecendo um calendário de utilização. São dois cursistas de português e três de matemática, não foi aplicada a avaliação inicial, utilizaremos este recurso apenas como uma amostragem para o ano de 2010. O projeto a ser desenvolvido será "O jornal escolar",estamos agendando visitas dos alunos a sedes de jornal e rede de Tv na capital, a formadora de lingua portuguesa está exclusivamente com o programa,facilitando assim o desenvolvimento das atividades e acompanhamento. O formador de matemática só fechou a primeira etapa após o segundo encontro da formação,mas tudo transcorreu atendendo aos objetivos do programa. Já reiniciamos os encontros da segunda etapa,sentimos que está havendo uma melhora no desempenho dos alunos, esperamos alcançar os objetivos previstos nos programa.

domingo, 20 de setembro de 2009

Relato da Professora de Lingua Portuguesa: Mércia

Trabalhar os gêneros classificados foi gratificante,os alunos ficaram empolgados e produziram uma variedade de anúncios, construíram um painel intitulado "Classificados da escola".
Nesta atividade exercitaram a escrita correta das palavras e ampliaram a capacidade oral e escrita.

sábado, 19 de setembro de 2009

Depoimentos dos professores








Professora Mércia (lingua portuguesa)
A experiência em sala de aula ensina que a atividade do professor deve ir além do simples uso do livro didático.
É necessário que ele lance mão de outros instrumentos,desde os mais simples: a lousa,o giz,os jornais,as revistas,a enciclopédia até a biblioteca etc.O programa GESTAR II apresenta conteúdos maravilhosos, instigantes ao aluno,porém falho na distribuição do material. Como mediadora dos conteúdos apresento-lhes,tão somente,material xerocado muito limitado por vários motivos:
A nossa escola não fornece cópias suficientes por questões econômicas;
Torna-nos insuficiente recorremos as pesquisas pelo fato de não possuirmos biblioteca na escola, visto que a escola começou a funcionar este ano.
O resultado desse programa seria mais satisfatório se cada aluno tivesse acesso a um livro para acompanhar a aprendizagem.



Professora Andréa:( lingua portuguesa)
O curso GESTAR II esta dando uma oportunidade valiosa para os professores de lingua portuguesa,pois oferece material de qualidade,métodos eficientes e conhecimentos essenciais para professores e alunos.
O GESTAR II tem uma visão moderna e prática da necessidade gritante em formar bons leitores e melhores escritores da nossa lingua portuguesa,e o melhor, tudo isso contextualizado da enormidade de gêneros textuais que circulam no nosso meio social. Infelizmente ainda nos deparamos com algumas falhasno nosso sistema de ensino,porém o que nos enche de esperança é que os projetos já chegam até nós.
Como professora de lingua portuguesa,fico feliz e satisfeita em participar de um curso tão rico em informações dentro da minha área de estudo.


Professor José Cordeiro (matemática)
Os conteúdos estudados que tem objetivo de ajudar o professor a trabalhar com sua clientela de maneira objetiva e prática é interessante para o professor,pois nos proporciona desenvolver habilidades de oferecer ao educando tarefas partindo de situações reais do cotidiano os quais envolve os alunos,suas vivências e experiências de modo mais interessante e participativo,oferecendo a construir seus próprios conceitos,melhorando e ampliando assim a aquisição de seus conhecimentos,na aprendizagem matemática.


Professor Josélio Nicácio ( matematica)
A atividade realizada em algumas salas,foi de muita importância para os alunos que realizaram a mesma pois os alunos demonstraram bastante interessados,bem como curiosos em saber o tema em discussão(Índice de massa corpórea - IMC),principalmente,pela idéia de manusear instrumentos como fita métrica,balança e uso de calculadora para facilitar e agilizar na realização da tarefa.
Diante da consciência,que com esta atividade os componentes de cada grupo estavam compararando-os com os do grupo e que, para saber se realmente eles estavamcom o IMC ideal (20 a 25),esses precisariam efetuar outros cálculos,mesmo assim, viu-se o interesse em cada um para saber como estava fisicamente.
Conclusão:Acredito que,com outras atividades desse tipo,deixaremos nossos alunos com uma capacidade maior para que , através das instruções,estes possam efetuar ativiades sem a obrigatoriedade do professor em sala de aula.com isso,deixando nosso alunado sentir o quanto é prazeiroso estudar e aprender com seus próprios esforços.