sábado, 21 de abril de 2012

Lendo e crescendo: dicas de leituras para as crianças

Crescendo através da leitura

É na infância que as crianças começam a se interessar pelas palavras e por histórias, contadas por elas ou lidas pelos pais. Para estimular esse hábito, separamos algumas dicas fundamentais. Confira:
1. Converse com o bebê. Narre o seu dia, conte histórias sobre ele mesmo e ajude-o a se relacionar com o ambiente.
2. Repita o que ele diz. Aqueles sons aparentemente desconexos significam algo para o pequeno. Por isso, repita com ele e ensine-o o poder que o som tem de fazer as pessoas reagirem a ele.
3. Estabeleça as bases da linguagem. Dê nome às coisas: chame seu filho pelo nome, explique a ele as partes de seu corpo, das roupas e da decoração.
4. Introduza livros com figuras. Leia-o com o bebê – ele vai dar pouca atenção, mas já terá contato com a literatura.
5. Os livros não precisam ficar inteiros. É comum que bebês coloquem os exemplares na boca durante a fase oral, por volta dos seis meses. Dê tempo e ele logo vai se desinteressar, preferindo começar a observar as imagens nas páginas.
6. Olhe, aponte e então diga o nome. Crianças e bebês aprendem a identificar figuras nessa ordem. Vire as páginas e faça isso a cada gravura, para ajudar o pequeno a aprender.
7. Aprenda rimas e músicas. Cantigas infantis, com rimas combinadas a gestos, ajudam as crianças a ligar ações às palavras.
8. Presentei com livros. Dê de presente ou leve a criança até uma livraria e dê a ela a chance de escolher algo. Mantenha a biblioteca em casa acessível e sempre abastecida.
9. Conte histórias antes de dormir. Introduza a leitura no ritual noturno como um momento sagrado desde a infância. Faça disso uma rotina diária e nunca pule ou deixe para outra hora.
10. Leve os livros para viajar. Inclua um ou dois exemplares na mochila da criança, para que ela os encontre e se distraia com as histórias durante a viagem de carros
Fonte: meubebe.br.msn.com/abaixodeumano/artigos

Nenhum comentário: