segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
RELATÓRIO FINAL
QUEM SOMOS:
O município de Santo Antonio(RN) foi criado pela Lei 32 DE 05 DE JULHO DE 1890. Está situado na mesorregião do agreste potiguar do RN,com uma área de 295 kilometros quadrados e 21.274 habitantes. Apresenta um índice de analfabetismo de pessoas com mais de 15 anos de 40,4%.Em 2009 foram matriculados 3.363 alunos na rede municipal,distribuídos em 16 escolas: 13 rurais e 03 urbanas.
A Escola Municipal Dr.Hélio Barbosa é a única da rede a oferecer o ensino do 6º ao 9º ano. Tem uma matrícula de 808 alunos,distribuídos em 22 turmas com 24 professores.
A ESCOLA:
Criada pelo Decreto Municipal de nº 07/2009 - GP, de 15 de junho de 2009,desmembrada da E.M.Maria Umbelino de Melo que atendia do 1º ao 9º ano, ficando esta com os alunos do 1º ao 5º ano. É na E.M.Dr. Hélio Barbosa que acontece o GESTAR II . Participam 02 professores de lingua portuguesa e 02 de matemática.A formadora de lingua portuguesa ficou exclusivamente com o programa. Foram realizados 19 encontros conforme o planejamento e cronograma sugerido na formação.
A EXECUÇÃO DO PROGRAMA GESTAR II
Iniciado em 27 de maio de 2009 com a participação de 02 professores de português e 02 de matemática.Para facilitar a execução o horário dos encontros era das 17h as 21h,com encontros quinzenais e semanais na 2ª etapa,conforme cronograma. Os encontros foram realizados na E. M. Maria Umbelino por ser de fácil acesso e ter equipamentos que facilitariam o trabalho ( data show).
Os depoimentos dos professores retratam as necessidades dos nossos alunos:
"Precisamos de um ensino que contemple a complexidade do mundo contemporâneo de forma articulada com o interesse dos alunos".
"As atividades deverão contemplar leitura e escrita como mecanismo essencial para diagnosticar as deficiências e avanços".
"Usar outros instrumentos como jornais e revistas para incentivar a leitura e ampliar os conhecimentos na escrita".
"Desenvolver o ensino da lingua portuguesa através das diferentes formas que o ensino abrange ou seja : leitura,literatura e produção de texto, com vistas a melhorar a capacidade intelectual dos alunos".
Objetivando dinamizar o conhecimento a respeito dos gêneros textuais,especificamente nas produções de textos,surgiu o Projeto "JORNAL ESCOLAR", oferecendo a possibilidade em trabalhar vários gêneros textuais. Para proporcionar um contato mais direto com o gênero textual"jornal",foi feita uma visita a uma Emissora de comunicação: TV Cabugi, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o jornal falado. A utilização de jornais escritos para leitura em sala de aula, também proporcionou a descoberta dos seus componentes e estrutura.
Na execução do projeto,aplicado em etapas,os alunos foram agrupados de forma que tivessem a oportunidade de trabalhar coletivamente, conhecendo cada etapa dos jornais escrito e falado. As duas professoras mediaram cada um dos tipos e a culminância foi a edição de um jornal produzido pelos alunos e divulgado na comunidade escolar.
Tivemos DIFICULDADES por falta de biblioteca e sala de vídeo na escola, que estava em fase de implantação o que foi resolvido posteriormente,outra coisa foi a disponibilidade da TV Cabugi em receber um grupo de alunos, e acertar dia e horário da visita,mas chegamos a uma data que deu cert para todos. Quanto a visita ao jornal escrito, apesar de todos os esforços não aconteceu. Outra dificuldade foi quanto a escrita correta dos textos jornalísticos, mas observou-se que houve uma melhoria no decorrer das atividades.
As atividades sugeridas nos TPs,conforme algumas anexadas, mostram as dificuldades de leitura e escrita detectadas no inicio do programa,com o planejamento da produção escrita, se aprofundando mais na revisão e edição, houve uma melhoria significativa nas produções textuais.
Os depoimentos dos alunos mostram como eles evoluiram com os conhecimentos que foram adquiridos com a aplicação do projeto.
CONCLUSÃO
Concluímos que o Gestar II deu suporte para leitura e produção de textos verbais e não verbais ,produções de textos de diferentes gêneros como o narrativo,o poético,o publicitario, o jornalístico e o argumentativo. Além disso, nos auxiliou a resgatar a cultura em lingua portuguesa, nos aspectos artísticos, históricos e sociais, e, ao mesmo tempo, cruzando com o mundo contemporâneo e buscando relações e contrastes com as diferentes linguagens em circulação como o cinema, a música, o teatro,a pintura e a televisão. Foi privilegiado também o trabalho com a linguagem oral pela dificuldade dos alunos em se expressarem oralmente, utilizando para isso também atividades como perguntas que proporcionasse auto-avaliação e também o resgate da fala dos mais velhos da familia ou da comunidade e assim desenvolvíamos também o saber ouvir.
Portanto,a execução do projeto "O JORNAL", em todos os seus aspectos, oportunizou o desenvolvimento e a aplicação dos diversos gêneros textuais do jornal escrito como também, o desenvolvimento da oralidade no jornal falado.
Espera-se em 2010 aplicar avaliação inicial no começo do ano letivo, ja que não foi aplicada em 2009, pra poder avaliar com mais precisão o desempenho dos alunos visto que é um instrumento de maior capaciade de mensuração.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Projeto e fotos de atividades realizadas.
Assinar:
Postagens (Atom)